O furacão Melissa pode atingir o sudeste de Cuba por volta da meia-noite desta quarta-feira (hora local), ou pouco depois, como um furacão de categoria 4.
Atualmente, Melissa está se deslocando a cerca de 13 quilômetros por hora em direção à ilha, que já está sendo atingida por condições meteorológicas adversas. Ventos sustentados com força de tempestade tropical — até 117 quilômetros por hora, com rajadas mais fortes — já estão se espalhando para o sul de Cuba.
No entanto, prevê-se que em breve a sua força aumente até atingir a de um furacão, com 201 quilômetros por hora, o que poderá prolongar-se até à madrugada de quarta-feira. Ao mesmo tempo, a ilha enfrenta a ameaça de uma tempestade ciclônica ao longo da costa sudeste, que poderá atingir ondas entre 2,4 e 3,7 metros de altura.
As ondas destrutivas que acompanhariam a tempestade poderiam atingir oito metros de altura e agravar ainda mais as inundações nas zonas costeiras. Quanto às chuvas, a previsão é de que caiam entre 250 e 500 milímetros, e até 640 milímetros nas montanhas. A intensidade das precipitações poderia provocar deslizamentos de terra potencialmente mortais.
Apelo de Díaz-Canel
Anteriormente, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, ordenou a população a tomar precauções e permanecer em locais seguros, pois, quando o furacão passar "com seu efeito devastador", "não haverá mais tempo para fazer nada".
Embora não tenha especificado o número, ele garantiu que "um grande número de pessoas" já havia sido evacuado, particularmente aqueles que residem em áreas com risco de inundação. A esse respeito, ele pediu para não se banhar em rios cheios e não abandonar os locais de evacuação antes que haja condições para isso.
Passagem pela Jamaica
O superfuracão Melissa atingiu o sudoeste da Jamaica na terça-feira (28) como um ciclone de categoria 5, que poucas horas depois foi rebaixado para categoria 4. De acordo com dados das Nações Unidas, pode ser a "tempestade do século" para o país caribenho.
Em seu caminho, deixou inundações, danos importantes na infraestrutura e pelo menos três mortos, segundo informaram as autoridades locais.