Notícias

"Peça dinheiro a Zelensky": Emirados Árabes Unidos respondem ao pedido de Netanyahu para pagar palestinos

O portal de notícias Axios relata que o primeiro-ministro de Israel pediu aos Emirados Árabes Unidos que pagassem benefícios de desemprego aos trabalhadores palestinos que foram proibidos de entrar no território israelense após o ataque do Hamas.
"Peça dinheiro a Zelensky": Emirados Árabes Unidos respondem ao pedido de Netanyahu para pagar palestinosGettyimages.ru / Sean Gallup / Staff

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, rejeitou o pedido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para pagar subsídios de desemprego aos trabalhadores palestinos que estão agora proibidos de entrar em território israelense, informa o portal de notícias Axios, citando um funcionário do país judeu e outras fontes.

Segundo as fontes do portal, Mohammed bin Zayed aconselhou sarcasticamente Netanyahu a "pedir dinheiro" ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky. Os informadores do Axios relatam que o presidente dos Emirados afirmou que o seu homólogo ucraniano recebe muito dinheiro de vários países e talvez pudesse ajudar Netanyahu.

Entretanto, um oficial dos Emirados disse que "a noção de que os países árabes irão reconstruir e pagar a conta pelo que está acontecendo atualmente é uma ilusão".

O Axios observa que, após o ataque do Hamas em 7 de outubro, as autoridades israelenses  impuseram não só a guerra contra Gaza mas também o bloqueio à Cisjordânia. Desta forma, proibiram a entrada ao território do país judeu a milhares de palestinos que vivem na Cisjordânia, mas que trabalhavam em Israel.

Dada a deterioração da situação econômica e o crescente nível de desemprego na Palestina, Netanyahu dirigiu-se aos Emirados Árabes Unidos há algumas semanas, informa o portal. Mohammed bin Zayed estava inicialmente disposto a ajudar Tel Aviv, mas ficou surpreendido quando o primeiro-ministro israelense perguntou se Abu Dhabi poderia pagar aos palestinos.