Ministro da Justiça aponta falta de planejamento em ação que deixou mais de 60 mortos no RJ

Lewandowski prestou solidariedade às famílias das vítimas e se colocou à disposição das autoridades do Rio de Janeiro.

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, comentou nesta segunda-feira (28) a operação policial realizada no Rio de Janeiro que resultou em mais de 60 mortos até o momento.

Sem comentar diretamente a atuação do governo estadual, Lewandowski ressaltou a importância de estratégias coordenadas no enfrentamento à criminalidade.

"O combate à criminalidade, seja ela comum, seja ela organizada, se faz com planejamento, com inteligência, com coordenação das forças", afirmou. "Enfim, não posso julgar porque não estou sentado na cadeira do governador". 

Durante a fala, o ministro lamentou a morte de agentes de segurança pública e de civis atingidos pela operação. "Lamentavelmente, morreram agentes de segurança pública e, pior ainda, pessoas comuns, pessoas inocentes. É de se lamentar isto".

O ministro também manifestou apoio às famílias das vítimas e ofereceu suporte às autoridades fluminenses. "Quero apresentar a minha solidariedade às famílias dos policiais mortos, minha solidariedade às famílias dos inocentes que também pereceram nesta operação, me colocar à disposição das autoridades do Rio para qualquer auxílio que for necessário".