Elon Musk lança sua própria Wikipédia

A versão 0.1 do "Grokipedia", baseada no chatbot de inteligência artificial Grok, já está disponível para os usuários.

O bilionário Elon Musk lançou na segunda-feira (27) sua versão alternativa da enciclopédia online Wikipédia, chamada "Grokipedia".

A nova plataforma é baseada no chatbot de inteligência artificial Grok, unindo duas ferramentas da empresa xAI, fundada por Musk. A versão 0.1 já está disponível para os usuários.

"A versão 0.1 do Grokipedia.com já está disponível. A versão 1.0 será 10 vezes melhor, mas mesmo a 0.1 é melhor que a Wikipedia, na minha opinião", escreveu Musk no X. O site conta atualmente com pouco mais de 885 mil verbetes, cerca de dez vezes menos que a Wikipédia.

Wikipedia permite "manipular a opinião pública"

Musk tem criticado a Wikipédia por considerar seus artigos tendenciosos. Ele reagiu a uma publicação de David Sacks, diretor da divisão de inteligência artificial e criptomoedas da Casa Branca, que afirmou que a Grokipedia representa um passo importante para o objetivo da xAI de "compreender o universo".

Larry Sanger, cofundador da Wikipédia, disse em entrevista a Tucker Carlson que a plataforma deixou de ser um repositório imparcial de conhecimento. "Por volta do ano de 2016, e talvez antes, o panorama mudou quase da noite para o dia. As que antes eram fontes principais tornaram-se totalmente tendenciosas", afirmou.

Sanger sugeriu que a Wikipédia pode estar sob influência de agências de inteligência dos Estados Unidos. Segundo ele, a enciclopédia se tornou "uma mina de ouro para as agências de inteligência de todo o mundo", oferecendo uma ferramenta capaz de "manipular a opinião pública de diferentes maneiras".