Notícias

"Não pretendem nos dar lições": líder africano explica como a Rússia e a China diferem da Europa

O presidente da República Democrática do Congo declarou que não entende por que seu país deveria abandonar sua amizade com a Rússia.
Maja HitijGettyimages.ru

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, assegurou que a Rússia e a China são mais respeitosas em suas relações com os países africanos do que o Ocidente.

"Não há necessidade de nos julgar. Os russos querem amizade com a RDC, por que recusá-la? A Rússia e a China se comportam melhor na África do que o Ocidente. Eles não pretendem nos dar lições", afirmou o mandatário em uma entrevista ao canal francês LCI.

O presidente congolês ainda acusou os países ocidentais de terem critérios duplos, comparando suas abordagens em relação à Rússia e a Israel. "Quando a França condena o bombardeio israelense em Gaza, por que ela não corta seus laços com Israel? Por que apenas quando se trata da Rússia? Somos amigos de qualquer um que queira ser amigo", disse Tshisekedi.

No início desta semana, o parlamentar conservador Chris Philp, que é ministro de Estado para Crime, Policiamento e Incêndio no Ministério do Interior do Reino Unido, confundiu a República Democrática do Congo e Ruanda ao perguntar se eram países diferentes.