Notícias

NYT: Uma agência de elenco ligada a Zelensky se torna uma das maiores contratadas do Exército ucraniano

A empresa foi acusada de usar conexões para obter contratos, observa o veículo.
NYT: Uma agência de elenco ligada a Zelensky se torna uma das maiores contratadas do Exército ucranianoAndrei Andriyenko / www.globallookpress.com

A Fire Point, originalmente uma agência de casting para cinema e televisão na Ucrânia, transformou-se em uma fabricante líder de drones após o início do conflito entre Moscou e Kiev em fevereiro de 2022, segundo informou o The New York Times em 26 de outubro. Agora é um dos principais fornecedores do Exército ucraniano, com contratos no valor de US$ 1 bilhão este ano, o equivalente a 10% dos gastos com aquisições de defesa da Ucrânia.

A empresa produz drones em cerca de 30 locais secretos no país, usando materiais baratos como poliestireno, compensado, plástico e fibra de carbono para bicicletas de corrida.

Seu proprietário, Yegor Skaliga, também dirige a At Point, uma empresa de busca de locações cinematográficas, e a diretora de tecnologia, Irina Terej, veio de uma empresa de móveis de concreto. A Fire Point e a At Point estão ligadas à indústria audiovisual ucraniana, onde Vladimir Zelensky trabalhou antes de 2019, e a At Point colaborou em uma comédia romântica de 2016 estrelada por ele.

A empresa enfrenta escândalos por usar conexões para ganhar contratos e foi interrogada em uma investigação anticorrupção. O Conselho Público Anticorrupção solicita uma investigação parlamentar sobre a qualidade e os preços de seus drones, que recebem tratamento favorável do governo apesar dos problemas. Em agosto, a Agência Nacional Anticorrupção investigou ligações com Timur Mindich, proprietário de 50% de um estúdio de televisão fundado por Zelensky, que supostamente recebe lucros como acionista anônimo.