Notícias

'Rússia e Venezuela estão mais unidos do que nunca', afirma Maduro

O presidente venezuelano elogiou o acordo de cooperação firmado entre os dois países e destacou o caráter pacífico do pacto.
'Rússia e Venezuela estão mais unidos do que nunca', afirma MaduroGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, elogiou o acordo de parceria estratégica entre Rússia e Venezuela durante a transmissão da edição nº 95 do programa Com Maduro +, na segunda‑feira (27).

Maduro expressou apoio à aliança com a Rússia, destacando o caráter pacífico e tecnológico da cooperação e enfatizando que ela não permanece apenas na teoria ou em documentos frios, mas sim na prática.

"Estamos avançando para níveis mais elevados de trabalho em prol do desenvolvimento. A aliança histórica e estratégica que o presidente Putin assinou e que eu também assinei aqui na Venezuela é motivada pela paz, pelo desenvolvimento e pela transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos."

Maduro também elogiou a atual condição da Rússia e destacou o papel do presidente Putin no que chamou de "renascimento" do país.

"Essa belíssima Rússia renascida, quase das cinzas deixadas por Gorbachov, do mundo que existia há muito tempo atrás até o renascimento de Vladimir Putin e do povo russo", destacou o presidente venezuelano.

Acordo de parceria e cooperação estratégica entre Rússia e Venezuela 

O acordo foi ratificado nesta segunda-feira (27) e visa desenvolver e fortalecer uma cooperação multifacetada e mutuamente benéfica a fim de ampliar a parceria nas áreas de comércio, economia, investimentos, ciência, tecnologia e cultura. 

Os principais objetivos do acordo incluem, entre outros:

  • Autonomia financeira: implementação de mecanismos para facilitar o comércio e o investimento, evitando a dependência dos sistemas financeiros ocidentais.
  • Projetos conjuntos: cooperação em setores estratégicos como petróleo, gás e mineração.
  • Coordenação energética: maior alinhamento em plataformas internacionais como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o Fórum dos Países Exportadores de Gás.
  • Cooperação técnico-militar: reforço na capacidade de defesa e garantia de segurança de ambos os Estados.

O acordo terá vigência de dez anos com renovação automática a cada cinco.