
Trump se encontra com nova premiê japonesa em Tóquio

A recém-eleita primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, recebeu em Tóquio nesta terça-feira (horário local) o presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo a imprensa local, a representante japonesa apresentará seus planos para aumentar a capacidade defensiva do país asiático, além de anunciar oficialmente investimentos de US$550 bilhões na nação norte-americana.
O Japão busca expandir os gastos em defesa para 2% de seu PIB em 2027, se alinhando com o discurso de Trump, que anteriormente instou aliados de Washington a investirem em suas próprias capacidades militares. Além disso, os líderes deverão discutir a implementação do acordo comercial firmado entre os dois países em julho, como resultado das negociações sobre as tarifas norte-americanas a produtos do Japão.

Anteriormente, Trump elogiou Takaichi, afirmando que ela ser a primeira a ocupar o cargo é "algo grande". O mandatário ressaltou durante o encontro que estará presente para "qualquer coisa que puder fazer para ajudar o Japão".
Enquanto isso, a primeira-ministra prometeu construir uma "nova era de ouro" nas relações entre Washington e Tóquio, defendendo que a relação bilateral entre os países se tornou "a maior aliança do mundo". Além disso, elogiou o papel de Trump no Oriente Médio, onde assumiu papel de destaque como mediador de conflitos.
- Esta será a 4º visita de Donald Trump ao Japão, e a primeira em seu segundo mandato.
- A visita também prevê reuniões no nível ministerial entre os secretários norte-americanos de Estado, Marco Rubio, e de Comércio, Howard Lutnick, com representantes japoneses.
