Notícias

EUA testam um caça controlado por IA em um voo histórico

O exercício incluiu várias simulações de combate.
EUA testam um caça controlado por IA em um voo históricoGettyimages.ru / Orhan Cicek/Anadolu

A Força Aérea dos EUA realizou nesta semana um voo de teste histórico com um avião de combate F-16 experimental equipado com inteligência artificial (IA).

O secretário do Exército do Ar, Frank Kendall, de 75 anos, sentou-se na cabine de comando enquanto o caça, denominado 'Vista', realizava manobras a mais de 800 quilômetros por hora na base aérea de Edwards, na Califórnia.

O exercício incluiu várias simulações de combate. A aeronave enfrentou-se quase frente a frente com um segundo F-16 pilotado por humanos, enquanto os dois voavam a menos de 300 metros um do outro, segundo a AP.

O voo de Kendall foi mais uma declaração de confiança na IA e no papel que desempenhará no combate aéreo. "É um risco para a segurança não tê-la. Nesse momento, temos que tê-la", disse o secretário.

Os operadores militares de 'Vista' afirmaram que nenhum outro país no mundo tem uma aeronave equipada com IA como essa, com um 'software' que aprende com milhões de dados em um simulador e depois testa suas conclusões durante voos reais.