
Putin se reúne com chanceler norte-coreana no Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, recebeu Choe Son-hui, ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), no Kremlin nesta segunda-feira (27).
O presidente russo enfatizou que a cooperação entre os dois países está no caminho certo. "Discutimos detalhadamente nossas relações e perspectivas de desenvolvimento em Pequim", lembrou, referindo-se ao seu encontro na China com Kim Jong-un no início de setembro, durante as comemorações do 80º aniversário da vitória sobre o Japão militarista. "Tudo vai conforme o planejado", acrescentou.
🇷🇺🇰🇵 Vladímir Putin, presidente de Rusia, se reunió con la canciller de la República Popular Democrática de Corea, en el Kremlin https://t.co/UnKWp67Tospic.twitter.com/NVosXFGX61
— RT en Español (@ActualidadRT) October 27, 2025
Putin também pediu para transmitir suas "saudações" ao líder da RPDC.
Enquanto isso, Choe Son-hui afirmou que Pyongyang enfatizou a atmosfera calorosa que se desenvolveu durante as conversas entre Putin e Kim Jong-un na capital chinesa, o que também foi confirmado pelo presidente russo.

Algumas horas antes, Choe Son-hui se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, que enfatizou que, nos últimos três meses e meio, as relações entre os dois países receberam "um impulso adicional e muito poderoso" no desenvolvimento dos acordos fundamentais firmados por Putin e Kim Jong-un na cúpula de Pyongyang em junho de 2024.
Lavrov também destacou especificamente o heroísmo dos soldados norte-coreanos na libertação de Kursk dos ocupantes ucranianos: "Esses atos heroicos, sem dúvida, fortalecerão ainda mais os laços de amizade e afinidade histórica em nossa luta conjunta por justiça."
- A chanceler da Coreia do Norte veio à Rússia em visita oficial de três dias, segundo o Ministério das Relações Exteriores russo. Ela também deverá passar por Belarus.
- Sua última visita a Moscou foi em novembro do ano passado, quando Choe se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin.
