Notícias

Um polêmico ícone de Stalin é instalado na catedral mais importante da Geórgia

A notícia chamou a atenção de alguns políticos locais, que sem hesitação associaram o acontecimento a uma suposta influência russa.
Um polêmico ícone de Stalin é instalado na catedral mais importante da GeórgiaCaptura de tela

Uma "homenagem" incomum ao falecido líder soviético Joseph Stalin apareceu na Catedral da Santíssima Trindade em Tbilisi, o principal local de culto da Igreja Ortodoxa na capital georgiana.

Nas redes sociais viralizou um vídeo em que o famoso e polêmico revolucionário, nascido na Geórgia, é visto representado em um ícone no interior da catedral. Na imagem, Stalin aparece com sua típica gabardina ao lado de um santo. Mesmo que o contexto da sua presença ali não seja claro, a notícia chamou a atenção de alguns políticos locais, que sem hesitação associaram o acontecimento a uma suposta influência russa.

"A Rússia está alcançando um sucesso sólido, uma vez que nem a UE nem os EUA reconhecem o papel central da utilização da memória como arma na agenda da guerra de informação da Rússia, e a de Stalin em particular", escreveu no último sábado um antigo deputado georgiano e membro do Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Giorgi Kandelaki, na sua conta do X, antigo Twitter.

O político culpou Stalin pela "destruição da independência da Geórgia" durante a era soviética, bem como pelo estabelecimento do "sistema totalitário soviético" e pela perseguição contra a Igreja Ortodoxa.

A Rússia e a Geórgia romperam relações diplomáticas em 2008, quando o presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, apoiado pelos Estados Unidos, enviou tropas para a região separatista da Ossétia do Sul e bombardeou uma base russa de manutenção da paz. Moscou reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abcásia, outra região separatista, em 26 de agosto  de 2008, pouco depois de derrotar o Exército georgiano.