
Presidente mais velho do mundo é reeleito em Camarões aos 92 anos

O presidente de Camarões, Paul Biya, do partido RDPC (Reunião Democrática do Povo de Camarões), foi reeleito para um novo mandato nas eleições de 12 de outubro, conforme anúncio feito pela mídia local no X nesta segunda‑feira (27).

O político de 92 anos conquistou 53,66 % dos votos, tornando‑se o líder mais velho do mundo. Paul Biya é presidente do país africano desde 1982; com o novo mandato, ele poderá permanecer no poder até 2032.
O líder da oposição, Issa Tchiroma Bakary, ficou em segunda lugar, com 35,19% de votos. Contudo, antes do resultado oficial ser divulgado nesta segunda feira, Bakary declarou sua vitória no pleito em vídeo divulgado no X no dia 14 de outubro, citando resultados colhidos pelo seu próprio partido, o que agora tem gerado protestos no país, com a oposição exigindo transparência na contagem de votos.
- No domingo (26), durante os protestos em apoio ao líder da oposição, quatro pessoas foram mortas em confrontos com os serviços de segurança na maior cidade do país, Douala.
