Gigante alemã Porsche registra queda de 99% nos lucros operacionais

Após uma estratégia fracassada com os carros elétricos, a empresa apostará no retorno de alguns modelos a combustão.

A empresa alemã de automóveis de luxo Porsche anunciou recentemente que seus lucros operacionais caíram 99% nos primeiros três trimestres do ano em relação ao mesmo período de 2024.

Em seu relatório financeiro, a empresa comparou seus lucros operacionais obtidos nos três primeiros trimestres (40 milhões de euros) com os registrados no mesmo período de 2024 (4,035 bilhões de euros). A Porsche atribuiu a queda às difíceis condições de mercado na China, aos efeitos extraordinários relacionados à produção de baterias e às tarifas americanas.

Além disso, após uma estratégia fracassada, a empresa anunciou que agora apostará no retorno de certos modelos a combustão, suspendendo alguns de seus projetos de carros elétricos.

"Nossos resultados deste ano refletem os encargos decorrentes de nossa reorientação estratégica. No entanto, essas medidas são essenciais. Aceitamos conscientemente indicadores financeiros temporariamente mais fracos para reforçar a resiliência e a rentabilidade da Porsche a longo prazo", afirmou Jochen Breckner, membro do conselho executivo de finanças.

A Porsche era considerada uma importante fonte de lucros para o grupo Volkswagen. No entanto, a mídia local afirma que a fabricante caminharia para seu segundo ano consecutivo de queda nas vendas, com 6% menos entregas aos seus clientes.