Notícias

Milei celebra triunfo de seu partido nas eleições legislativas e promete avançar com reformas

O La Libertad Avanza obteve 40,85% dos votos nas eleições de meio de mandato realizadas neste domingo.
Milei celebra triunfo de seu partido nas eleições legislativas e promete avançar com reformasRodrigo Abd / AP

O presidente da Argentina, Javier Milei, celebrou neste domingo (26) a vitória de seu partido, La Libertad Avanza, nas eleições de meio de mandato, durante um ato na sede da legenda em Buenos Aires.

Em um discurso realizado após a confirmação oficial do resultado, Milei agradeceu aos argentinos e descreveu as eleições como "um dia histórico", no qual o povo escolheu "deixar para trás 100 anos de decadência e seguir no caminho da liberdade, do progresso e do crescimento".

"Hoje ultrapassamos o ponto de inflexão, hoje começa a construção da grande Argentina", declarou o presidente, projetando os próximos dois anos como um período em que será preciso "consolidar o caminho reformista".

Ele afirmou que é essencial concentrar-se nas "reformas necessárias para tornar a Argentina grande novamente", em referência ao lema eleitoral de seu homólogo norte-americano Donald Trump.

"É por isso que quero destacar o papel do novo Congresso, que será fundamental para garantir essa mudança de rumo. A partir de 10 de dezembro, passaremos a ter 101 deputados em vez de 37. E no Senado, passaremos de 6 para 20 senadores".

Kicillof se pronuncia 

O opositor Axel Kicillof, principal pré-candidato do peronismo para as eleições presidenciais de 2027 na Argentina, também pronunciou após a divulgação dos resultados, ressaltando que o partido de Milei venceu por "uma diferença mínima".

"Milei se engana se comemora este resultado eleitoral em que 6 de cada 10 argentinos disseram que não concordam com o modelo que ele propõe", declarou. "Também se engana se ignora a situação que o nosso povo está atravessando, com a queda da atividade econômica, o fechamento diário de empresas e o sofrimento crescente dos mais vulneráveis", acrescentou.