Notícias

Ministra gerada por IA terá '83 filhos', que vão assessorar congressistas da Albânia

Segundo o premiê do país, os ''filhos'' terão todos os conhecimentos da ministra virtual, chamada Diella.
Ministra gerada por IA terá '83 filhos', que vão assessorar congressistas da AlbâniaGoverno da Albânia

Diella, a ministra da Albânia para Inteligência Artificial e o primeiro bot a atuar como funcionária governamental, "está grávida" de "83 filhos", afirmou no sábado (25) o primeiro-ministro Edi Rama, durante sua participação na conferência anual de economia Diálogo Global em Berlim.

"Vou revelar pela primeira vez que Diella está grávida e espera 83 filhos, um para cada membro do nosso parlamento, que servirão como assistentes aos deputados e participarão das sessões parlamentares", declarou Rama.

O primeiro-ministro detalhou que os "filhos" de Diella manterão um registro de tudo o que ocorrer durante as sessões e farão sugestões aos deputados sobre como reagir. "Essas crianças terão todo o conhecimento da mãe", enfatizou.

Ele assegurou que, quando um deputado se ausentar temporariamente da sessão (para tomar um café, por exemplo), ao retornar os "filhos" da ministra o informarão sobre o que foi discutido durante sua ausência e se seu nome foi mencionado.

Rama também explicou que o objetivo principal de Diella é ajudar a Albânia em seu processo de adesão à União Europeia. Nesse sentido, afirmou que o processo exige uma "quantidade incrível de trabalho" técnico, incluindo a adoção de todo o corpo legislativo europeu.

"Para que tenham uma ideia, isso implicaria transferir e adotar cerca de 4.000 leis e regulamentos, um exercício que outros países antes de nós levaram muitos anos e envolveu a participação de um exército", afirmou. Assim, com a ajuda de Diella, a Albânia agora dispõe de "todas as ferramentas necessárias para concluir toda a transferência dentro do prazo de 2027, o que é como mágica", acrescentou.