
Durante o encontro, Trump expressou admiração pela trajetória política de Lula

Donald Trump fez perguntas e demonstrou curiosidade sobre a trajetória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro entre os dois neste domingo (26), na Malásia. Segundo o jornal O Globo, o republicano chegou a perguntar "quantos anos" o brasileiro havia passado na prisão.
🇺🇸🇧🇷 Durante o encontro, Trump expressou admiração pela trajetória política de LulaO presidente dos EUA, que também foi alvo de acusações judiciais, fez perguntas e quis saber quantos anos Lula tinha ficado preso. pic.twitter.com/cFItlKqb0H
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 26, 2025
"O presidente Trump declarou admirar o perfil da carreira política e do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil e tendo se recuperado e voltado, provado sua inocência e voltado a se apresentar e vitoriosamente conquistar o seu terceiro mandato à frente da presidência da República", declarou o chanceler Mauro Vieira a jornalistas após o encontro.
Vale lembrar que, segundo pessoas próximas, parte da afinidade do ex-presidente George W. Bush, também do partido Republicano, com Lula foi construída pela percepção de que o brasileiro representava uma espécie de self made man — alguém de origens humildes que alcançou o cargo mais alto da política nacional, encarnando, de certo modo, o "sonho americano".

"Antes do encontro, havia uma certa apreensão na comitiva brasileira sobre possíveis desconfortos causados pela personalidade imprevisível de Trump. Uma combinação de personalidades e histórias tão diferentes, um formado na luta sindical, o outro como magnata imobiliário, adicionava uma dose extra de incerteza", informou a mídia brasileira.
Apesar da apreensão, os dois presidentes, segundo Vieira, ''tiveram
uma conversa muito descontraída, muito alegre até".
