'Ainda não terminei': Kamala Harris pensa em disputar as eleições de 2028

Mesmo com uma campanha eleitoral cara e intensa, Harris acabou derrotada por Trump nas eleições de novembro do ano passado, que venceu inclusive em todos os estados decisivos.

A ex-candidata e ex-vice-presidente na administração de Joe Biden lamentou que todas as suas previsões sobre o que aconteceria se Donald Trump vencesse se concretizaram.

Kamala Harris declarou, em entrevista à BBC, que poderia se candidatar novamente nas próximas eleições presidenciais pelo Partido Democrata, mas ainda não tomou uma decisão final.

Ela afirmou ter certeza de que suas sobrinhas-netas verão, em sua vida, uma mulher comandando a Casa Branca. Quando a jornalista Laura Kuenssberg perguntou se poderia ser ela, Harris respondeu: "Possivelmente", acrescentando que ainda não decidiu de fato se disputará a presidência em 2028. "Ainda não terminei. Passei toda a minha carreira dedicada ao serviço público, e isso está no meu sangue", enfatizou.

Ao comentar sobre pesquisas que a colocam longe de garantir uma vaga na chapa democrata, atrás até do ator Dwayne Johnson, Harris disse que nunca se guiou por resultados de pesquisas. "Nunca liguei para pesquisas. Se tivesse ligado, não teria me candidatado nem ao meu primeiro nem ao meu segundo cargo, e com certeza não estaria aqui", afirmou.

Falando sobre o presidente Donald Trump, classificou-o como "tirano" e destacou que suas previsões sobre um governo autoritário se confirmaram.

107 dias de campanha

Kamala Harris tornou-se a candidata presidencial do Partido Democrata em 2024, depois que Joe Biden abandonou a disputa após seu desastroso debate com Donald Trump, durante o qual pareceu perder o fio da conversa e tropeçar nas palavras, levantando dúvidas sobre sua idade e capacidade de ocupar o cargo por mais quatro anos.

Mesmo com uma campanha eleitoral cara e intensa, Harris acabou derrotada por Trump nas eleições de novembro do ano passado, que venceu inclusive em todos os estados decisivos.

Em seu livro "107 Dias", Kamala refletiu sobre o ambiente em torno de Joe Biden na Casa Branca e contou que nunca teve o apoio da equipe do então presidente, algo que, segundo ela, prejudicou não só sua imagem como líder, mas também os interesses do próprio país.

"Quando as pesquisas mostravam que minha popularidade estava subindo, o círculo ao redor dele não gostava do contraste que isso gerava […]. Ninguém entendia que, se eu ia bem, ele também ia bem. Diante das preocupações sobre sua idade, meu sucesso visível como vice-presidente era vital. Seria um testemunho do bom julgamento dele ao me escolher e uma garantia de que, se algo acontecesse, o país estaria em boas mãos. Meu sucesso era importante para ele", escreveu Harris, concluindo que "a equipe dele não entendeu isso".