Notícias

Lula defende multilateralismo e comércio global em encontro com empresários na Malásia

O presidente brasileiro destacou na 47ª reunião da ASEAN, que o Brasil busca fortalecer parcerias com todos os países, sem se prender a blocos geopolíticos, e defendeu o fim de uma 'nova Guerra Fria'.
Lula defende multilateralismo e comércio global em encontro com empresários na MalásiaGettyimages.ru, NurPhoto

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou, neste domingo (26/10), durante a 47ª reunião da ASEAN, na Malásia, a importância de fortalecer o multilateralismo e ampliar o comércio entre países como estratégia para promover crescimento econômico e estabilidade global.

Lula ressaltou que o país quer manter relações comerciais equilibradas com todos os parceiros, incluindo Estados Unidos, China, Malásia, Indonésia e demais países do mundo.

O presidente destacou que o comércio internacional deve ser pautado pela cooperação e pelo intercâmbio de oportunidades: "O mundo existe além da Europa e dos Estados Unidos. Há muito mais potencial de negócios, parcerias e trocas comerciais com países da Ásia, África e América do Sul."

Lula também defendeu o fim de uma "nova Guerra Fria", ressaltando que o Brasil busca atuar de maneira independente e aberta.

Segundo o presidente, essa abordagem já contribuiu para fortalecer o comércio bilateral e multilateral do Brasil, que cresce com a diversificação de mercados e o estabelecimento de parcerias estratégicas em diferentes continentes.