
Trump elogia Bolsonaro durante encontro com Lula: 'Sempre gostei dele'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump fez elogios ao ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (26) em Kuala Lumpur, Malásia, durante a 47ª Cúpula da ASEAN.

Ao ser indagado por um repórter sobre como estaria se sentindo em relação à situação de Bolsonaro, Trump respondeu que "se sentia muito mal" pelo que ocorreu com o ex-presidente brasileiro, que foi recentemente julgado e condenado por tentativa de golpe de Estado durante as eleições presidenciais de 2022 no Brasil. "Ele passou por muita coisa", acrescentou o presidente dos EUA.
O julgamento e condenação do ex-presidente brasileiro foi um dos fatores que influenciou as recentes tensões entre os EUA e o Brasil. O filho de Jair, o deputado Eduardo Bolsonaro, está em solo americano, e constantemente publica informações em suas redes sociais sobre seu contato com membros do governo Trump para buscar medidas do governo dos EUA contra o Brasil. Recentemente, o deputado foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por coação ao STF durante o processo da trama golpista.
Dentre algumas recentes medidas tomadas pelo governo do republicano, estão a cassação de vistos americanos de integrantes do governo Lula, a aplicação de sanções e lei Magnitsky contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, e a imposição de tarifas para a importação da carne brasileira.
