
'Imprensa terá boas notícias depois da reunião', diz Lula em encontro com Trump

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, elogiou o encontro que teve com seu homólogo americano, Donald Trump, neste domingo (26) em Kuala Lumpur, Malásia. A reunião ocorreu no âmbito da 47ª Cúpula da ASEAN.

Lula enfatizou durante a reunião que o Brasil tem "todo interesse em ter uma relação extraordinária com os Estados Unidos". "Não há nenhuma razão para que haja qualquer desavenças", acrescentou, e revelou que entregará à Trump documentos revelando a pauta de seu governo para o Brasil.
O presidente mencionou estar "otimista" com possíveis avanços na melhora das relações entre o Brasil e os EUA. As relações entre os dois países recentemente enfrentaram um período de tensões, em meio ao julgamento e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político de Donald Trump, por tentativa de golpe de Estado. Trump fez uma série de acusações contra o país sul-americano e impôs tarifas à importação de carne brasileira, resultando no aumento dos preços do produto em solo norte-americano.
"Ótima reunião"
O presidente brasileiro publicou uma nota em suas redes sociais avaliando que teve uma "ótima reunião" com o presidente dos EUA, e que discutiram "de forma franca e construtiva". Lula declarou que ambas as equipes vão se reunir "imediatamente" para buscar soluções para "tarifas e sanções contra autoridades brasileiras".
Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as… pic.twitter.com/aTXZthrb9Z
— Lula (@LulaOficial) October 26, 2025
