O escudo nuclear da Rússia demonstrou sua confiabilidade, declarou neste domingo o presidente russo, Vladimir Putin, durante visita a um posto de comando das Forças Armadas do país.
"Em relação ao treinamento das forças ofensivas estratégicas, confirmamos mais uma vez a confiabilidade do escudo nuclear russo. As forças estratégicas são plenamente capazes de garantir a segurança nacional da Federação Russa e do Estado da União, como já mencionamos. É um fato bem conhecido, reconhecido por todos os especialistas militares, a chamada modernidade das nossas Forças Armadas", afirmou o presidente.
Putin destacou que as forças de dissuasão nuclear russas estão em nível máximo. "Não é exagero dizer que elas estão, no mínimo, acima do nível de todos os Estados com armas nucleares", afirmou.
O chefe de Estado também ressaltou que as provas do míssil de cruzeiro de alcance ilimitado Burevestnik, movido por um sistema de energia nuclear, foram concluídas.
"Trata-se, afinal, de um produto único, que mais ninguém no mundo possui", disse Putin. "Lembro-me perfeitamente quando anunciamos o desenvolvimento dessa arma; até especialistas de altíssimo nível me disseram que era um objetivo bom e digno, mas, no horizonte histórico próximo, irrealizável", acrescentou.
“Essa era a opinião de especialistas, repito, de alto nível. E agora, os testes decisivos foram concluídos", completou.