
CIA tentou recrutar Churchill para missão de propaganda contra a União Soviética - Telegraph

A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) tentou recrutar o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill para uma missão de cunho propagandístico contra a União Soviética durante a Guerra Fria, informou o The Telegraph nesta sexta-feira, citando suas fontes.

Documentos recentes mostram que a Radio Liberty, emissora apoiada pela CIA no Leste Europeu e com alcance na URSS, planejava que Churchill participasse de uma série de programas de propaganda ocidental.
Na época, a CIA criou a rádio com o objetivo de, por meio de sua programação, minar a confiança em qualquer forma de marxismo, promover o pensamento ocidental e colocar o público contra os líderes comunistas.
Propaganda ocidental
Para cumprir essa missão, a emissora preparou uma série de programas com convidados especiais, incluindo britânicos como o filósofo Bertrand Russell, o cientista político Isaiah Berlin e o jornalista Kingsley Martin.
Embora Churchill fosse um dos nomes mais importantes que se pretendia convidar para as transmissões, não há evidências de que ele tenha aceitado alguma proposta da emissora.
A Radio Liberty foi financiada secretamente pela CIA entre 1951 e 1972, quando acabou se fundindo com a Radio Free Europe, outro projeto de propaganda da agência.
