Notícias

Trump anuncia novas tarifas contra o Canadá após polêmica sobre Reagan

O mandatário classificou a utilização de um vídeo canadense com falas do ex-presidente Reagan como um "ato hostil".
Trump anuncia novas tarifas contra o Canadá após polêmica sobre ReaganGettyimages.ru / Anna Moneymaker

"Devido à sua grave deturpação dos fatos e ato hostil, estou aumentando as tarifas sobre o Canadá em 10% acima do que pagam atualmente", anunciou neste sábado (25) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma publicação na plataforma Truth Social.

O mandatário explicou que "o Canadá foi pego em flagrante publicando um anúncio fraudulento sobre o discurso do [ex-presidente dos EUA] Ronald Reagan sobre tarifas", em consonância com declarações da Fundação Reagan. 

Segundo a fundação, a polêmica peça publicitária, revelada no início do mês pelo primeiro-ministro de Ontario, Doug Ford, usa "áudios e vídeo de forma seletiva". 

Quem produziu o anúncio não havia solicitado nem obtido permissão para usar ou editar as gravações originais, argumentou Trump, acrescentando que com essa "fraude", o Canadá esperava que a Suprema Corte dos EUA os ''salvasse'' da política tarifária de seu governo.

Nas imagens, o ex-presidente Reagan cita historiadores e analistas ao criticar tarifas protecionistas, associando as medidas ao período da Grande Depressão e afirmando que nações prósperas devem rejeitá-las.

"Fica parecendo que estão agindo de forma patriótica para proteger produtos e empregos americanos e, às vezes, isso funciona por um breve período, mas apenas por um curto intervalo de tempo", afirmou Reagan na ocasião.