O sistema de transmissão em corrente contínua (CC) da Usina de Itaipu, uma das mais importantes do mundo, está passando por uma fase decisiva de modernização. O projeto, iniciado no início de 2024, é liderado por uma subsidiária da State Grid Corporation of China e tem conclusão prevista para 2026, segundo apuração da imprensa especializada.
De acordo com a Agência Brasil China, os esforços ocorrem após um incêndio na estação conversora de Foz do Iguaçu, em 2023, e tem como objetivo atualizar os equipamentos e sistemas de controle da instalação. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o pacote deve reforçar a segurança do abastecimento e ajudar a baratear as contas de luz dos brasileiros.
Ao veículo, o gerente Guo Li especificou que o núcleo tecnológico e os equipamentos são desenvolvidos na China, buscando transformar a ligação em uma "rodovia elétrica" mais larga e inteligente.
"Em termos práticos, isso significa maior capacidade para transportar a energia de Itaipu com eficiência e estabilidade, reduzindo perdas e melhorando a resposta a picos de demanda", lê-se na publicação.
A cooperação é apenas um dos sinais do fortalecimento das relações sino-brasileiras. Só em outubro, Pequim registrou recordes comerciais para os produtores de soja brasileiros, anunciou planos de investir no metrô de Recife e se comprometeu a ampliar a exportação de carne do Brasil.