Notícias

Colômbia formaliza rompimento de relações com Israel

Colômbia formaliza rompimento de relações com Israel123RF

O Governo colombiano informou nesta sexta-feira, através de um comunicado, que na última quinta-feira entregou ao embaixador israelense em Bogotá, Gali Dagan, a nota verbal onde é notificado o rompimento das relações diplomáticas.

A carta acrescenta que Dagan foi informado de que a Diretoria de Protocolo do Ministério das Relações Exteriores "coordenará o procedimento e o cronograma para a partida do pessoal diplomático".

Além disso, foi confirmada ao embaixador israelense a "intenção de manter a atividade das respectivas seções consulares em Tel Aviv e Bogotá".

Na véspera, o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, informou sobre a determinação anunciada pelo presidente do país sul-americano, Gustavo Petro, na última quarta-feira, em rejeição às agressões do Governo israelense contra a população palestina na Faixa de Gaza, que causou a morte de mais de 34 mil pessoas, deslocamento e fome.

Desde outubro de 2023, Petro qualificou as ações do Estado judeu contra os civis como "genocídio", e advertiu que poderia romper relações com Israel, que o classificou como "antissemita".

Em março deste ano, o mandatário colombiano reiterou sua proposta de cortar os laços diplomáticos com o Estado judeu caso não cumprisse o cessar-fogo aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU.