Notícias

Primeiro campo de gás chinês em águas profundas registra produção recorde

O poço iniciou seu funcionamento em 25 de junho de 2021 e, até fevereiro de 2022, havia extraído mais de 1 bilhão de metros cúbicos de gás natural.
Primeiro campo de gás chinês em águas profundas registra produção recordeCNOOC

Shenhai-1, o primeiro campo de gás em águas profundas totalmente operado pela China, já tem um volume acumulado de produção de gás natural de mais de 8 bilhões de metros cúbicos, enquanto a extração de petróleo ultrapassa 800.000 metros cúbicos (pouco mais de 5 milhões de barris), informa a Xinhua.

O poço, operado pela empresa China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), começou seu funcionamento em 25 de junho de 2021, e até fevereiro de 2022, havia extraído mais de 1 bilhão de metros cúbicos de gás natural.

Está localizada a 150 quilômetros da Ilha de Hainan e se tornou a primeira plataforma semisumergible de produção e armazenamento de petróleo de grande escala em águas ultraprofundas do mundo, com capacidade de produção à distância. De acordo com a CNOOC, pode manter a extração contínua, segura e estável durante tufões em uma profundidade máxima de mais de 1.500 metros.

Também está em andamento a construção da segunda fase do projeto, que tem como objetivo modernizar o campo de gás. Assim que for terminado, terá 23 poços de gás em águas profundas e dois conjuntos de sistemas de produção submarinos.