'Eles têm que fazer concessões': Trump fala sobre sua guerra comercial contra a China

O presidente dos EUA também comentou sobre sua próxima reunião com Xi Jinping, dizendo que, em sua opinião, será "muito boa".

O presidente dos EUA também comentou sobre sua próxima reunião com Xi Jinping, dizendo que, em sua opinião, será "muito boa".

Tanto Pequim quanto Washington terão que fazer concessões na questão das tarifas, afirmou Donald Trump nesta sexta-feira. Ele deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, na próxima quinta, durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul.

O encontro vem gerando grande expectativa em meio à disputa comercial entre as duas potências, após os EUA anunciarem uma tarifa extra de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro. Segundo especialistas, as tarifas médias impostas por Washington a Pequim estão atualmente em 57,6%, o que elevaria a taxa total para cerca de 157%.

"Claro que eles têm que fazer concessões. Imagino que nós também", disse Trump a bordo do avião presidencial Air Force One.

"Temos uma tarifa de 157% sobre eles. Não acho que isso seja sustentável para a China. Eles querem reduzi-la, e nós queremos certas coisas em troca", explicou.

Quando perguntado sobre a possibilidade de novos aumentos tarifários em novembro, Trump respondeu: "Não sei. Não tenho expectativas. Não quero criar expectativas. Só acho que eles não querem isso, não seria bom para eles."

Falando sobre o que espera da reunião com Xi, o presidente listou vários temas que pretende discutir. "Temos muitos assuntos pendentes, incluindo nossos agricultores. [...] Diversos acordos comerciais foram assinados no passado, alguns cumpridos, outros não, mas progredimos", afirmou.

Quais são as guerras comerciais da era Trump e seus objetivos? Saiba mais aqui.