Notícias

Trump: 'O presidente da Colômbia é um narcotraficante

Na sexta-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA, por meio da Oficina de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), impôs sanções contra Petro.
Donald Trump e Gustavo PetroKent Nishimura/ Guillermo Legaria / Gettyimages.ru

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, de "narcotraficante".

"O presidente da Colômbia é um narcotraficante", disse Trump a jornalistas antes de embarcar para uma longa viagem pela Ásia.

Na sexta-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA, por meio da Oficina de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), impôs sanções contra Petro.

O líder colombiano aparece na "lista de nacionais especialmente designados" (SDN List), publicada no site oficial do Tesouro norte-americano, sob o título "Designações antinarcóticos".

A disputa

As sanções ocorrem em meio às tensões recentes entre Petro e Trump, iniciadas após ataques norte-americanos no Caribe e no Pacífico.

Depois que uma lancha foi bombardeada no Caribe, em um ataque que, segundo Bogotá, ocorreu em águas colombianas, Petro acusou Washington de cometer "um assassinato" e violar a soberania do país. O presidente manteve a mesma posição em relação aos novos bombardeios no Pacífico.

A postura firme de Petro levou Trump a chamá-lo de "líder do narcotráfico ilegal", intensificando o atrito entre os dois países. O presidente norte-americano também ameaçou adotar "medidas muito severas" contra Petro e a Colômbia.

"É um assasino, um homem mau, e está produzindo muita droga. Eles têm fábricas de cocaína", afirmou Trump à imprensa.

Resposta de Petro

Gustavo Petro rejeitou as acusações, afirmando que Trump está sendo "enganado por seus círculos de poder e assessores". Segundo ele, seu governo é o que mais combateu as estruturas do narcotráfico na Colômbia.