Notícias

Houthis ameaçam atacar todos os navios com destino a Israel

Houthis ameaçam atacar todos os navios com destino a IsraelGettyimages.ru / Mohammed Hamoud

Os rebeldes Houthi do Iêmen anunciaram nesta sexta-feira que atacarão todos os navios que se dirigem aos portos israelenses a partir do Mar Mediterrâneo.

"Anunciamos o início da fase de ataque contra todos os navios que violarem a decisão de proibir a navegação israelense e se dirigirem aos portos da Palestina ocupada a partir do Mar Mediterrâneo em qualquer área ao nosso alcance", disse o grupo em um comunicado.

O grupo anunciou que essa ação faz parte da quarta fase da escalada contra Israel, que entra em vigor "imediatamente". Eles também ameaçam que, se Israel decidir continuar sua ofensiva contra a cidade palestina de Rafah, eles imporão "sanções abrangentes a todas as embarcações e empresas envolvidas no abastecimento e na entrada dos portos palestinos ocupados", independentemente de sua nacionalidade.

"Não brinque com fogo"

Nesta semana, o líder do Governo provisório dos rebeldes Houthi do Iêmen, Mohammed Ali al Houthi, advertiu os EUA a não se envolverem em nenhuma escalada militar contra eles, enfatizando que eles têm um grande arsenal de armas de dissuasão.

"Não brinquem com fogo. O arsenal estratégico de armas de dissuasão do Iêmen é muito, muito, muito mais do que vocês esperam em termos de quantidade e qualidade", declarou em sua conta no X na terça-feira.

O aviso vem em meio a relatos de que os EUA estão preparando uma ofensiva aérea em larga escala contra o Iêmen e depois que o porta-voz militar houthi Yahya Sarea anunciou na segunda-feira que o grupo rebelde atacou dois contratorpedeiro dos EUA no Mar Vermelho, bem como dois navios identificados como pertencentes a Israel, com drones e mísseis.