Lula volta atrás após afirmar que traficantes são vítimas: 'firmes no enfrentamento ao tráfico'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratou nesta sexta-feira (24), por meio de suas redes sociais, após um comentário feito durante uma coletiva de imprensa na Indonésia gerar ampla repercussão negativa e ser descrito por analistas como um "prato cheio" para a oposição.
"Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado".
Relembre:
Ao abordar o combate ao narcotráfico em coletiva de imprensa concedida nas últimas horas em Jacarta, capital da Indonésia, Lula afirmou que traficantes são ''vítimas'' dos usuários de drogas:
Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG. pic.twitter.com/qFnxgPPJI3
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) October 24, 2025
"Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente, fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também", afirmou na ocasião, argumentando que há "gente que vende porque tem gente que compra".
