
Petro lamenta enfraquecimento da capacidade militar colombiana sem helicópteros russos

O Exército colombiano perdeu sua capacidade de realizar operações massivas em áreas remotas após abrir mão de helicópteros militares russos sob pressão dos Estados Unidos, declarou o presidente colombiano Gustavo Petro na quinta-feira (23) em coletiva de imprensa com veículos internacionais.

O presidente explicou que os helicópteros de ataque Black Hawk fornecidos pelos EUA não podem transportar tropas em terreno hostil. Petro contrastou os Black Hawk com os helicópteros russos Mi-17, que têm capacidade para transportar 30 soldados e podem aterrizar em áreas acidentadas.
"Quando eclodiu a guerra entre Ucrânia e Rússia, os Estados Unidos deram a ordem aqui, ordem que, na minha opinião, nunca deveria ter sido acatada, de deixar os helicópteros que não tinham manutenção em terra. A manutenção era feita por empresas russas", indicou.
Ao ceder à pressão americana, "o Exército perdeu sua capacidade de penetração massiva", destacou Petro, lamentando a dependência da ajuda militar estrangeira. O presidente anunciou que o orçamento nacional destinará fundos atuais e futuros para substituir o que ele chamou de "presentes que não são presentes" e adquirir armas adequadas para o tipo de conflitos que ainda assolam a Colômbia.
