Notícias

'Estamos muito satisfeitos': União Europeia elogia sanções dos EUA contra petrolíferas russas

Kaja Kallas também comentou o novo pacote europeu de sanções contra a Rússia, que atinge bancos, bolsas de criptomoedas e empresas na Índia e na China.
'Estamos muito satisfeitos': União Europeia elogia sanções dos EUA contra petrolíferas russasGettyimages.ru / Adam Berry

A União Europeia manifestou satisfação com as sanções impostas pelos Estados Unidos contra as petrolíferas russas Lukoil e Rosneft, declarou na quinta-feira (23) a Alta Representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas.

"Estamos muito satisfeitos com os sinais que estamos recebendo dos Estados Unidos em relação às sanções e à Rússia. Acho que é um sinal importante de força e de que estamos alinhados nessa questão", afirmou.

Kallas também comentou o novo pacote europeu de sanções contra a Rússia, que atinge bancos, bolsas de criptomoedas e entidades na Índia e na China.

Segundo ela, as medidas têm três mensagens principais: à Ucrânia, para "mostrar que os apoiamos na sua defesa"; à Rússia, "para mostrar que não pode superar-nos"; e aos Estados Unidos, para evidenciar que a UE também está adotando "medidas muito importantes", destacou.

  • O pacote europeu atinge instituições financeiras russas, serviços de criptomoedas e entidades na Índia e na China, ampliando o cerco internacional ao financiamento da economia russa. O anúncio ocorreu um dia após o Departamento do Tesouro americano impor sanções específicas às gigantes energéticas Lukoil e Rosneft.