O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, não viajará à Malásia para a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), descartando a possibilidade de um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em publicação no X, Modi confirmou que participará da cúpula de forma virtual, destacando uma "conversa calorosa" com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Ele não forneceu mais detalhes sobre a ausência.
Anwar Ibrahim afirmou que, em conversa telefônica, Modi justificou a decisão mencionando as comemorações do festival hindu das luzes, Diwali, no país.
A imprensa indiana indica que a recusa de Modi está ligada ao impasse nas negociações para um acordo comercial bilateral com Washington.
Jairam Ramesh, congressista do principal partido de oposição na Índia, disse que o primeiro-ministro não quer ser "encurralado" por Trump, considerando arriscado ser visto "fisicamente ao lado" dele.
- As reuniões da ASEAN estão programadas para os dias 26 a 28 de outubro. Trump, assim como líderes de países parceiros de diálogo, foram convidados pelo país anfitrião.