Durante a Operação Miopia, a Polícia Federal (PF) prendeu, na quarta-feira (23), um homem investigado por participação em fóruns da dark web que conectavam abusadores sexuais em diferentes países.
A ação teve como objetivo coibir a circulação de fotos e vídeos com cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos cumpriram um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva contra o suspeito.
Durante as diligências em sua residência, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, foram apreendidos oito computadores, quatro celulares e dezenas de mídias de armazenamento, como HDs e SSDs. Todo o material será submetido à perícia técnica criminal.
A PF reforçou o alerta aos pais e responsáveis para que fiquem atentos ao uso da internet por crianças e adolescentes. Orientar os jovens sobre os riscos do mundo virtual, ensinar a navegar com segurança em redes sociais, jogos e aplicativos, e acompanhar de perto suas atividades online são medidas fundamentais para protegê-los.
"[É importante] ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação contínua sendo um instrumento capaz de salvar vidas", informa a PF.