Notícias

Governo Trump bate recorde histórico de paralisação

Com 57 dias de shutdown federal em seus dois mandatos, o republicano ultrapassou a marca de 56 dias do governo Jimmy Carter (1977-1981).
Governo Trump bate recorde histórico de paralisaçãoGettyimages.ru / Kevin Dietsch/Anadolu

O presidente dos EUA, Donald Trump, bateu o recorde histórico ao superar o número de dias com o governo federal paralisado, situação conhecida como o "shutdown", informou a agência de notícias Axios nesta quinta-feira (23).

Com 57 dias de paralisação somando com o primeiro mantado, Trump ultrapassou a marca anterior de 56 dias, registrada pelo ex-presidente Jimmy Carter (1977-1981). Bill Clinton aparece em terceiro lugar, com 26 dias em duas paralisações.

Esta é também a primeira paralisação desde o recorde de 35 dias em 2018, que se tornou o shutdown mais longo da história dos EUA, destacou a imprensa. Dos 57 dias totais, 36 ocorreram no primeiro mandato de Trump.

Segundo a agência, o governo Trump pode "aproveitar a paralisação do governo para avançar em sua missão com a burocracia federal".

Em 2019, o presidente chegou a ameaçar manter o governo fechado por "anos" para obter recursos para o muro na fronteira com o México.

Shutdown

A atual paralisação começou em 1º de outubro, após o Congresso não chegar a um acordo sobre o orçamento até 30 de setembro.

A crise orçamentária expõe divisões partidárias profundas. Com o impasse entre democratas e republicanos, cerca de 750 mil funcionários federais podem ter suas atividades suspensas temporariamente. Áreas essenciais como defesa e segurança, no entanto, continuam operando.