O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (22) que cancelou seu encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, marcado durante a última ligação telefônica entre os chefes de Estado.
"Cancelei minha reunião com Putin. Não me parecia certo encontrá-lo. Não achei que chegaríamos onde precisávamos, então cancelei", declarou Trump ao lado do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, durante coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
No entanto, o mandatário afirmou que uma reunião com Putin acontecerá "no futuro", sem dar mais detalhes.
Trump reiterou ainda que tanto o presidente russo quanto o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, querem alcançar a paz no conflito.
Mais cedo, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou a imposição de sanções contra duas grandes petrolíferas russas, a Lukoil e a Rosneft, como medida adicional para pressionar o governo russo a avançar em direção a uma resolução para o conflito na Ucrânia.
Trump descreveu as sanções impostas como "tremendas", mas acrescentou que espera que elas "não durem muito".
- Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone no último dia 16. Na ocasião, concordaram em um encontro presencial na Hungria. "Acredito que um grande progresso foi feito", concluiu Trump em uma mensagem em suas redes sociais, qualificando a chamada como "muito produtiva".