MP da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli, afirma AGU

O Ministério Público da Itália se manifestou a favor da extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), informou nesta quarta-feira (22) a Advocacia-Geral da União (AGU).
A parlamentar está presa preventivamente em Roma desde 29 de julho, após decisão da Justiça italiana que apontou "grave risco de fuga".
O parecer será analisado pela Justiça italiana, que decidirá se autoriza o envio da parlamentar ao Brasil. Depois da decisão judicial, a palavra final caberá ao governo da Itália.
Relembre
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por falsidade ideológica e invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes que a sentença se tornasse definitiva, ela deixou o país e foi incluída na lista vermelha da Interpol.
A deputada foi localizada nos arredores de Roma após o parlamentar italiano Angelo Bonelli informar à polícia o endereço onde ela estava.
Antes da prisão, Zambelli divulgou um vídeo afirmando que se apresentaria às autoridades italianas, alegando confiar "na justiça e na democracia" do país. Ela permanece detida na penitenciária feminina de Rebibbia, aguardando a decisão sobre o pedido de extradição.
