
Médicos Sem Fronteiras faz apelo à comunidade internacional pelo apoio aos pacientes palestinos

A organização não governamental Médicos Sem Fronteiras fez um apelo à comunidade internacional por apoio aos pacientes palestinos, seja por meio do envio de ajuda humanitária ou da sua recepção para tratamento médico. O pedido foi divulgado na quarta-feira (22).
📢 We are calling for countries around the world to accept Palestinian patients in need of lifesaving medical treatment.People living in Gaza with life-threatening conditions cannot wait for the health system to be rebuilt. They need medical evacuation. pic.twitter.com/DExll8Iduz
— MSF International (@MSF) October 22, 2025
"Apelamos aos países de todo o mundo para que aceitem pacientes palestinos que necessitam de tratamento médico para salvar suas vidas. As pessoas que vivem em Gaza com condições que ameaçam suas vidas não podem esperar que o sistema de saúde seja reconstruído. Elas precisam de evacuação médica", escreveu a organização. O comunicado foi reproduzido por veículos como a Al Jazeera, que lembrou que o sistema de saúde de Gaza foi dizimado pelos bombardeios de Israel.

No vídeo, o médico da organização Abu Abed Moughaisib afirmou que mais de 15 mil pessoas estão registradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para serem evacuadas a outros países para tratamento médico. Segundo ele, mais de 700 pacientes, entre crianças e idosos que poderiam ter sido salvos com atendimento adequado, morreram enquanto aguardavam evacuação.
"A infraestrutura foi completamente destruída, não há hospitais, não há escolas, não há casas. O Médicos Sem Fronteiras clama pela manutenção do cessar-fogo, a continuação da autorização de entrada humanitária em Gaza: comida, água, remédios, itens médicos e, finalmente, clamamos países ao redor do mundo a aceitar pacientes palestinos que necessitam de tratamento médico de emergência", disse Abu.
