Notícias

Etiópia recebe prêmio da ONU após plantar mais de 48 bilhões de mudas de árvores

Em apenas 4 anos, a iniciativa "Legado Verde" do país africano mobilizou milhões de cidadãos e aumentou sua cobertura florestal de 17,2% para 23,6% do território.
Etiópia recebe prêmio da ONU após plantar mais de 48 bilhões de mudas de árvoresGettyimages.ru / John Elk

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) concedeu um prêmio à Etiópia pelo programa de reflorestamento "Legado Verde", informou a imprensa local neste mês.

Lançado em 2019, o projeto já resultou no plantio de mais de 48 bilhões de mudas, elevando a cobertura florestal do país de 17,2% para 23,6% em cerca de quatro anos.

Além de reduzir a emissão de CO₂, a iniciativa criou milhares de empregos para jovens e mulheres, fortalecendo a situação socioeconômica das comunidades participantes.

"Esta não é apenas uma história de revolução ecológica, mas também de unidade nacional. É a prova do poder das ações coletivas", afirmou a ministra do Turismo, Selamawit Kassa.

Com o resultado, a Etiópia superou a meta prevista para 2025 e agora planeja um novo objetivo para 2026: plantar 54 bilhões de árvores, com foco em espécies nativas e no uso de tecnologias avançadas de manejo.