Notícias

Eurodeputada acusa UE de cumplicidade com Israel sobre "genocídio" em Gaza

A política observou que as pessoas em todo o mundo estão assumindo uma posição firme em relação a Gaza e não recuarão.
Eurodeputada acusa UE de cumplicidade com Israel sobre "genocídio" em GazaLegion-media.ru / Panama Pictures

A representante irlandesa no Parlamento Europeu, Clare Daly, declarou na segunda-feira à agência de notícias estatal turca Anadolu que as ações da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e da União Europeia (UE) tornaram possível o "genocídio" na Faixa de Gaza e que, portanto, são cúmplices de Israel.

"O ataque de Israel a Gaza atingiu o limiar do genocídio. Não sou apenas eu que digo isso; a Corte Internacional de Justiça diz isso, o relator especial da ONU para a Palestina disse isso. As ações de Ursula von der Leyen e da União Europeia permitiram esse genocídio, são cúmplices", disse Daly.

A eurodeputada argumentou que "eles não só não fizeram nada, mas também garantiram que esse genocídio continuasse, armando Israel, oferecendo-lhe apoio verbal e continuando com todo o tratamento favorável de que Israel desfruta em seu relacionamento com a União Europeia. Portanto, eles mesmo são igualmente cúmplices".

As declarações foram feitas ao final de um evento na capital irlandesa, Dublin, intitulado 'Towards the Abyss: Europe from Crisis to Catastrophe' ('Rumo ao abismo: A Europa da crise à catástrofe'), que também contou com a presença do ex-ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, da ex-deputada britânica Bernadette Devlin McAliskey e de outros. Durante a reunião, Daly observou que pessoas em todo o mundo estavam assumindo uma posição firme em relação a Gaza e não recuariam.

Comentando sobre o evento, Daly chamou-o de "brilhante" em uma publicação na sua conta no X, afirmando: "A máscara de uma Europa belicista e de interesses escusos está sendo retirada. Lutar por melhores condições para as pessoas comuns não é apenas possível, é uma questão de sobrevivência".