Maioria dos americanos apoia soberania da Palestina, aponta pesquisa

59% dos entrevistados acreditam que os EUA deveriam reconhecer o Estado palestino, incluindo 80% dos democratas e 41% dos republicanos, revela levantamento da Reuters.

A maioria dos norte-americanos apoia o reconhecimento do Estado palestino pelos Estados Unidos, revelou uma pesquisa da Reuters e Ipsos publicada pela agência nesta quarta-feira (22) com 4.385 entrevistados em todo o país.

De acordo com os dados, 59% dos entrevistados acreditam que os EUA deveriam reconhecer a soberania da Palestina, enquanto que 33% se opuseram à possibilidade e o restante se declarou indeciso ou não respondeu à pergunta.

A pesquisa também mostrou que a ideia de reconhecer a Palestina tem apoiadores em ambos os partidos, incluindo 80% dos democratas e 41% dos republicanos. Contudo, cerca de metade dos republicanos que apoiam o presidente americano Donald Trump (53%) ainda se opõe à criação de um Estado palestino, segundo o levantamento.

A pesquisa também abordou a atitude do público americano em relação aos planos de Trump para o conflito em Gaza, com cerca de 51% dos entrevistados concordando com a afirmação de que o republicano "merece crédito significativo" caso os esforços de paz sejam bem-sucedidos.

Entenda as raízes históricas dos embates entre Israel e Palestina em nosso artigo