Notícias

Putin participa de exercício das forças nucleares russas

A Rússia testa sua tríade nuclear durante exercícios estratégicos programados.
Putin participa de exercício das forças nucleares russasKremlin.ru

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou nesta quarta-feira (22) por videoconferência de um treinamento programado das forças nucleares estratégicas que incluem seus componentes terrestres, marítimos e aéreos, informou o Kremlin.

Durante o treinamento, foram realizados lançamentos práticos de mísseis balísticos intercontinentais e mísseis de cruzeiro, declarou a presidência russa em comunicado.

Um míssil balístico intercontinental Yars foi lançado do cosmódromo estatal de testes de Plesetsk, província de Arkhangelsk, em direção ao polígono militar de Kura, na península da Kamchatka. Foram também realizados testes com o míssil balístico Sineva a partir do submarino nuclear de mísseis balísticos Briansk, no mar de Barents.

Aeronaves de longo alcance Tu-95MS também participaram do treinamento, lançando mísseis de cruzeiro ao ar. Todos os objetivos do treinamento foram cumpridos, destacou o Kremlin.

O Kremlin indicou que o controle dos lançamentos práticos foi realizado a partir do Centro Nacional de Controle de Defesa da Federação Russa: "Durante o treinamento, foi verificado o nível de preparação das agências de comando militar e as habilidades práticas da equipe operacional na organização do controle das forças subordinadas", detalhou.

  • O complexo estratégico Yars, equipado com um míssil balístico intercontinental, constitui a base do agrupamento terrestre da tríade nuclear russa. O míssil RS-24 Yars, que entrou em serviço em 2009, é a versão modernizada do Topol-M. Cada míssil pode transportar de três a seis ogivas com potências que variam entre 100 e mais de 300 quilotons.