Notícias

Pyongyang faz testes com mísseis no mar do Japão

O líder Kim Jong-un ressaltou a necessidade de reforçar a defesa do país e se preparar para um possível conflito, acusando Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão de ameaçar a paz regional e aumentar tensões com manobras militares.
Pyongyang faz testes com mísseis no mar do JapãoAP / Ahn Young-joon

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) lançou vários mísseis balísticos de curto alcance em direção ao mar do Japão nesta quarta-feira (22), informou a mídia sul-coreana.

A Agência de Segurança Nacional da Coreia do Sul fez uma reunião de emergência para avaliar a situação e definir contramedidas.

O Estado-Maior sul-coreano afirmou que o Exército intensificou o monitoramento "em preparação para a possibilidade de lançamentos adicionais e mantém uma postura firme de preparação", e está compartilhando dados relevantes com os Estados Unidos e o Japão, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

De acordo com a agência, estes são os primeiros lançamentos norte-coreano do tipo desde maio.

Posição da República Popular Democrática da Coreia

O líder Kim Jong-un ressaltou a necessidade de reforçar a defesa do país e se preparar para um possível conflito, acusando Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão de ameaçar a paz regional e aumentar tensões com manobras militares.

Nos últimos meses, forças americanas e sul-coreanas realizaram os exercícios Ulchi Freedom Shield ("Escudo da Liberdade") e Iron Mace ("Maça de Ferro"), com foco em operações nucleares. Os EUA também se uniram ao Japão nos exercícios Resolute Dragon ("Dragão Resoluto").

Os três países participaram ainda dos exercícios Freedom Edge ("Borda da Liberdade"), realizados três vezes em pouco mais de um ano.