Fortes terremotos atingem quatro países da América Latina

Um terremoto de magnitude 6,1 foi registrado na terça-feira (21) ao sul do Equador e sentido em uma ampla região, segundo o Instituto Geofísico do país. Não há relatos de danos até o momento.
#ECUADOR🔴 Sismo de mag 6.1 se sintió en gran parte del #Ecuador, éste Martes a las 19H05. El #InstitutoGeofísico indicó epicentro del temblor se localizó a 6.7 km del cantón #Arenillas, prov de El Oro.Una cámara de videovigilancia captó como se sintió en un local de comidas. pic.twitter.com/Wdtf1NeIqQ
— Código Digital (@CodigoDig_01of) October 22, 2025
Segundo o comunicado, "na noite de terça-feira, 21 de outubro de 2025, às 19h05, horário local, ocorreu um terremoto de magnitude 6,1 MLv, com profundidade de 83 km, com epicentro a 11 km de Arenillas, na província de El Oro".
O instituto explicou que "o mecanismo de ruptura indica um movimento transcorrente com componente inversa, sugerindo que o terremoto ocorreu na zona de contato entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana".
Nas redes sociais, circulam imagens mostrando como o tremor foi sentido no país.
No Chile, a Rede Geocientífica informou que um terremoto de magnitude 4,0 ocorreu na madrugada de quarta-feira, a 13 km a nordeste de Melipilla, na região metropolitana de Santiago, com profundidade de 74 km.
Costa Rica também registrou um tremor nesta terça-feira. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo teve magnitude 5,9, ocorreu a 7 km do cantão de Quepos, na província de Puntarenas, e teve profundidade de 31 km.
Na Argentina, um terremoto de magnitude 5,7 foi registrado na madrugada de quarta-feira na província de La Rioja, no noroeste do país, informou o Centro Sismológico Euromediterrâneo (EMSC). O epicentro ficou a 77 km do município de Candelaria, na província de San Luis, a 122 km de profundidade.
