Notícias

Fortes terremotos atingem quatro países da América Latina

Nas redes sociais, circulam imagens do impacto do terremoto no Equador.
Fortes terremotos atingem quatro países da América LatinaRede Geocientífica do Chile, Instituto Geofísico - EPN

Um terremoto de magnitude 6,1 foi registrado na terça-feira (21) ao sul do Equador e sentido em uma ampla região, segundo o Instituto Geofísico do país. Não há relatos de danos até o momento.

Segundo o comunicado, "na noite de terça-feira, 21 de outubro de 2025, às 19h05, horário local, ocorreu um terremoto de magnitude 6,1 MLv, com profundidade de 83 km, com epicentro a 11 km de Arenillas, na província de El Oro".

O instituto explicou que "o mecanismo de ruptura indica um movimento transcorrente com componente inversa, sugerindo que o terremoto ocorreu na zona de contato entre a placa de Nazca e a placa Sul-Americana".

Nas redes sociais, circulam imagens mostrando como o tremor foi sentido no país.

No Chile, a Rede Geocientífica informou que um terremoto de magnitude 4,0 ocorreu na madrugada de quarta-feira, a 13 km a nordeste de Melipilla, na região metropolitana de Santiago, com profundidade de 74 km.

Costa Rica também registrou um tremor nesta terça-feira. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo teve magnitude 5,9, ocorreu a 7 km do cantão de Quepos, na província de Puntarenas, e teve profundidade de 31 km.

Na Argentina, um terremoto de magnitude 5,7 foi registrado na madrugada de quarta-feira na província de La Rioja, no noroeste do país, informou o Centro Sismológico Euromediterrâneo (EMSC). O epicentro ficou a 77 km do município de Candelaria, na província de San Luis, a 122 km de profundidade.