Um ataque de israelenses na última semana deixou uma mulher gravemente ferida e outras duas pessoas lesionadas em Turmus Ayya, na Cisjordânia. Agricultores e ativistas palestinos foram agredidos com paus durante a colheita de azeitonas.
O jornalista americano Jasper Nathaniel publicou fotos e vídeos do ataque e relatou no X: "No dia 19 de outubro de 2025, no primeiro dia da colheita em Turmus Ayya, as Forças de Defesa de Israel conduziram agricultores direto para uma emboscada brutal armada por colonos. Essas pessoas deveriam estar presas imediatamente, e os habitantes do povoado, e de toda a Palestina, precisam de proteção. Já é suficiente."
Atenção: imagens sensíveis.
Segundo Nathaniel, enquanto se deslocavam de carro, um israelense armado com um pau correu em direção a eles, seguido por outros que atiravam pedras e golpeavam o veículo. "Vimos uma mulher trabalhando em um olival, e o colono a atacou com violência. O primeiro golpe a deixou inconsciente, e ele a atingiu mais uma ou duas vezes enquanto ela estava no chão", contou o jornalista.
O mesmo homem também atacou ativistas que tentavam proteger os agricultores, ferindo pelo menos duas pessoas, e voltou a agredir o carro do jornalista e sua equipe.
Segundo a imprensa, a mulher, de cerca de 50 anos, foi levada com urgência a um hospital em estado grave e entrou na unidade de terapia intensiva devido a uma hemorragia cerebral. Dois ativistas estrangeiros que ajudavam os locais também ficaram feridos.
"Os ataques de colonos cresceram em escala e frequência", afirmou Ajith Sunghay, diretor da Escritório de Direitos Humanos da ONU na Palestina. "Duas semanas após o início da colheita de 2025, já vimos graves ataques contra homens, mulheres, crianças e ativistas, tanto palestinos quanto estrangeiros."
De acordo com a ONU, foram registrados 757 ataques de colonos com vítimas ou danos materiais no primeiro semestre de 2025, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.