No que classificou como um "movimento sem precedentes", o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) afirmou nesta terça-feira (21) que obteve o compromisso de 100 importadores de carne bovina da China de comprar o produto brasileiro livre de desmatamento, informou a agência Reuters.
Em nota, a ONG comunicou ter lançado uma nova certificação durante um evento sobre o comércio sino-brasileiro do setor, em Brasília, e relatou ter recebido a promessa dos importadores pertencentes à Associação Chinesa de Carnes de Tianjin. Segundo a Imaflora, a entidade corresponde a 15% do total de importações chinesas de carne bovina do Brasil.
O compromisso envolve a aquisição de pelo menos 50 mil toneladas de carne bovina com a certificação até junho de 2026, equivalente a 2.500 contêineres de 20 toneladas.
A presidente da associação, Xing Yanling, declarou que os importadores estão "orgulhosos" de apoiar a nova certificação: "Trabalhando juntos, a China e o Brasil podem promover um comércio de carne bovina mais ecológico e sustentável, beneficiando tanto nossas indústrias quanto o meio ambiente".
Carlos Agustin, assessor especial do Ministério da Agricultura do Brasil, destacou durante o evento que as preocupações chinesas por questões ambientais "é vísivel", afirmando que iniciativas para proteger o meio ambiente "merecem aplausos".
- Atualmente, a China é a maior compradora de carne bovina brasileira, alcançando 187,27 mil toneladas no último mês, um aumento de 38,3% em relação a setembro de 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).