O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (21) que uma decisão sobre quando acontecerá o possível encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, ainda não foi tomada. Ambos devem se reunir na Hungria para uma Cúpula de Paz sobre o conflito na Ucrânia.
"Não quero ter uma reunião desperdiçada. Ainda não tomei uma decisão", declarou Trump a jornalistas, no Salão Oval da Casa Branca.
O mandatário também reforçou seu desejo por um cessar-fogo na linha de frente do conflito ucraniano. "Recuem. Vão para casa e descansem por um tempo. São dois países matando um ao outro", disse.
Trump afirmou ainda que novas atualizações sobre o assunto serão divulgadas em breve.
"Nunca se sabe o que vai acontecer. Mas muita coisa está acontecendo nessa frente, na frente de 'guerra', com a Ucrânia e a Rússia. E nos próximos dois dias, informaremos vocês sobre o que estamos fazendo", explicou.
As declarações do presidente norte-americano ocorrem após veículos de comunicação do Ocidente afirmarem que a cúpula de paz na Hungria seria adiada ou cancelada. Todas as teorias ventiladas pela mídia foram refutadas pelo Kremlin, enquanto que o enviado especial da presidência russa, Kirill Dmitriev, assegurou que os preparativos para o encontro "continuam".
- Na quinta-feira (16), Trump e Putin conversaram por telefone e anunciaram um encontro presencial na Hungria para debater o fim do conflito na Ucrânia.
- Putin já declarou repetidamente que Moscou está pronta para o diálogo e para um acordo, mas insiste na necessidade de abordar as causas do conflito, como a expansão da OTAN e a discriminação dos russófonos na Ucrânia.