Notícias

Kremlin refuta rumores ventilados pela mídia ocidental sobre reunião de chanceleres da Rússia e dos EUA

Autoridades do governo russo reagiram a reportagens da Reuters e da CNN sobre uma possível data e um suposto adiamento de um encontro entre Lavrov e Rubio.
Kremlin refuta rumores ventilados pela mídia ocidental sobre reunião de chanceleres da Rússia e dos EUAGettyimages.ru / Franz Marc Frei

O secretário de imprensa do Kremlin, Dmitry Peskov, comentou nesta terça-feira (21) sobre os rumores de um possível encontro entre o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

"Não podemos adiar algo que não foi marcado. Nem [Donald] Trump nem [Vladimir] Putin deram um prazo concreto. É necessária uma preparação séria. Vocês ouviram declarações tanto do lado americano quanto do nosso de que isso poderia levar tempo. Portanto, nenhum prazo exato foi definido inicialmente", disse Peskov aos repórteres.

Na segunda-feira (20), Lavrov conversou por telefone com Marco Rubio. Pouco depois, a Reuters, citando fontes familiarizadas com a situação, informou que os diplomatas poderiam se reunir na quinta-feira, 23 de outubro. No entanto, uma fonte da CNN informou que o encontro agendado para esta semana havia sido adiado.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou as reportagens da mídia sobre a questão de "farsa informativa":

"Esta situação só pode ser resumida em uma frase: "Vazamento da CNN refuta rumores da Reuters". Posso dar um conselho: não participem dessa farsa informativa", declarou a porta-voz.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, comentou o caso, afirmando que "o que não foi acordado não pode ser adiado": "Não confirmamos o que algumas fontes ocidentais escreveram ontem. Não nos foi dado um horário e local claros para tal contato", afirmou.