Gustavo Petro reage à fala de Trump: 'Ele não é rei da Colômbia. Não aceitamos reis aqui'

O presidente colombiano afirmou estar disposto a dialogar com o presidente dos EUA "cara a cara, como republicanos. Mas não para nos dar ordens".

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, classificou como insultuosos os comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou a Colômbia estava "fora de controle".

"Eles não se importam conosco. Mas, e isso fica evidente em suas palavras, 'a Colômbia está fora de controle'... Claro que está! Em uma democracia, o governo é controlado pelo povo, não por Trump. Ele não é o rei da Colômbia. Não aceitamos reis aqui. Ponto final", afirmou Petro.

O presidente colombiano declarou estar disposto a dialogar com Trump "cara a cara", "como republicanos. Mas não para nos dar ordens", acrescentou.

Petro também criticou a política da Casa Branca de deportar imigrantes acorrentados e algemados, apontando o tema como um ponto de ruptura nas relações com Washington.

"Devolvi os aviões. Trump não gostou disso porque ele não gosta de pessoas livres; quer ser rei e quer servos, não pessoas livres, nem mesmo entre o seu próprio povo", afirmou.

Ataque contra lancha

O clima diplomático entre Bogotá e Washington se agravou após um incidente no mar do Caribe, quando forças norte-americanas bombardearam uma lancha que, segundo a Colômbia, estava em águas territoriais do país e supostamente era colombiana.