Notícias

VÍDEO: Rússia ataca central termoelétrica na Ucrânia

Explosões foram registradas em distrito industrial de Kharkov.
VÍDEO: Rússia ataca central termoelétrica na Ucrânia

Na noite desta segunda-feira (20), a Rússia lançou bombas guiadas contra uma central termoelétrica na cidade de Kharkov, atingida durante a madrugada no horário local da Ucrânia, segundo informou o prefeito Ihor Terekhov.

Ao menos quatro explosões foram ouvidas em um dos distritos da cidade, segundo o prefeito, enquanto canais no Telegram relataram que o ataque atingiu o complexo localizado em um bairro industrial.

Moscou afirma que os ataques à infraestrutura energética ucraniana são uma resposta aos ataques do regime de Kiev contra civis. Segundo autoridades russas, os alvos são exclusivamente instalações relacionadas ao complexo militar-industrial ucraniano e suas unidades de abastecimento.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou no início de outubro que a Ucrânia, "apesar de seus esforços persistentes para resistir, se retira ao longo de toda a linha de frente", e acrescentou que o regime de Kiev, "tentando mostrar algum sucesso aos seus patrocinadores ocidentais", tenta avançar em território russo e atacar alvos totalmente pacíficos. "Isso não servirá para nada", assegurou Putin.

No início de setembro, Putin já havia ressaltado que a Rússia precisou reagir firmemente aos ataques ucranianos contra sua infraestrutura energética. "Houve um longo período de constantes ataques das tropas ucranianas contra nossas instalações energéticas. Depois disso, começamos a responder. E respondemos, é claro, com seriedade", declarou.